Viagem ao País do sol Nascente _ Nara _TODAI-Ji Temple


TODAI-JI Temple 


Como já era habitual saímos cedo, passámos por uma "combini" e de merenda preparada seguimos à descoberta.
 A entrada foi efectuada pelo mesmo Parque já referido no post anterior o que me permitia ver o aglomerado de veados e contemplar  mais uma vez o Templo Kofukuji.
 Estava eu a registar mais umas fotos  quando  um sr. se aproxima iniciando uma conversa com o meu filho, o que eu já não estranhava pois era  prática constante, mas neste caso era diferente.
 O sr. trazia com ele um tablet e após nos mostrar algumas imagens de Nara  disse-nos que desejava, caso estivéssemos de acordo, acompanhar-nos gratuitamente numa visita guiada a um ponto escolhidos por nós ao qual o meu filho anuiu de imediato, enquanto eu desagradada lhe dizia para não irmos desejando que o sr. não entendesse uma palavra de português. Para mim não fazia sentido uma pessoa dedicar o seu tempo somente por orgulho da sua terra ou menos ainda pela hospitalidade a que já me habituara,  mas o meu filho estava decido a aceitar e lá partimos os três. Os dois caminhavam  à frente conversando animadamente enquanto eu mais atrás um pouco amuada registava tudo que me cativava e o pior é que era tudo mesmo, pois tudo do que vi é lindo no Japão. Confesso, envergonhada,  que até  demorava mais  tempo a fotografar na esperança que o sr. se cansasse e nos deixasse a sós mas a verdade é que surtiu o efeito inverso.
Tinha ficado combinado ele nos mostrar  apenas o Todai-ji Temple mas ao ver o meu gosto pela fotografia decidiu acrescentar mais alguns lugares à visita e eu continuava a dizer ao meu filho, _ prepara-te no fim vai pedir-nos dinheiro..._
É com muita vergonha que confesso que estava totalmente errada. Este desconhecido acompanhou-nos durante uma grande parte do dia dando-nos tempo, algo que quase todos temos dificuldade de dar. Contou-nos muito da história de Nara.  Fez tudo para que eu conseguisse os melhores ângulos fotográficos, empenhou-se de modo a que me fosse possivel fotografar nativos em trajes tradicionais com a autorização dos mesmos. À hora de almoço também ele se fazia acompanhar do seu farnel e levou-nos dentro de um espaço tradicional muito agradável que  obviamente desconhecíamos proporcionando-nos assim uma refeição mais tranquila. No final, quando a despedida chegou,  com um sorriso no rosto que espelhava simpatia e humildade retirou da sua mala dois pássaros e dois veados feitos de origami oferecendo um par a cada um de nós e agradeceu-nos. Senti-me mal, confesso, afinal este sr. que eu temera não só  nos dedicou tempo como não nos pediu qualquer remuneração muito pelo contrário...nada recebeu... apenas deu.
 Aprendi que não devo julgar ninguém antecipadamente. Que existem neste mundo pessoas que se dão apenas pelo prazer de dar.  Estou certa de que no fundo também ele recebeu algo, pois sempre que damos também recebemos.
O dia terminou como o anterior, observando o pôr de sol no mesmo parque. Desta vez subimos até não haver mais chão,  lá no topo a vista era fantástica mais uma  vez a Natureza foi rainha e o pôr do sol foi tão lindo como no dia anterior.
Após o sol se esconder percorremos o caminho até ao hotel o que nos fez descobrir outro local que viríamos a visitar no dia seguinte.
Regressei ao hotel tão cansada quanto serena... e muito feliz.





 Jardim em Nara 




Património Mundial da UNESCO, este grande complexo religioso é composto por  oito santuários 
os principais são três,  Todai-ji, Kofukuji e Horyuji.
Entrada no Todai-jo Temple  600 yens = € 5,20


Todai-ji Temple
Buda Cósmico Daibutsu

Grande Buda Dourado em Bronze

Todai-ji é o maior edifico de madeira no mundo mesmo após ter sofrido uma considerável redução
 ( 2/3) aquando a sua reconstrução em 1709.
 Fundado em 745 pelo imperador Shomu símbolo do poder imperial,  levou 15 anos a ser construído.
No Salão principal podemos observar o Grande Buda de bronze dourado, com 48 metros de altura datado  de 749 também ele o maior do mundo. Uma estátua escura do Buda Cósmico de 16 metros de altura encontra-se no mesmo Salão.

Todai-ji Temple

Subimos a colina cruzando-nos com casas de chá, restaurantes,  jardins e Templos. É uma boa caminhada, muita escada para subir,  ladeadas por lanternas ou marcos de pedra onde os veados descansam ou espreitam o rodopio humano. Pequenos santuários onde a água está sempre presente e os fieis vão passando e a vão bebendo... o caminho vai-se percorrendo e  sem  nos apercebermos estamos no topo da colina e no Todai-ji Temple.  O recinto exterior é enorme e encontra-se cheio de gente,  lá dentro escuto falar português, era um grupo de fotógrafos do Porto que iam numa viagem fotográfica, não resisti e meti conversa, como tínhamos o gosto pela fotografia em comum a mesma prolongou-se  por algum tempo. Observo e fotografo como posso  entre a multidão, saio e volto a entrar por me parecer estar menos gente  mas o Templo continua cheio, repito a entrada, esquecera-me de carimbar os bilhetes, os tais carimbos que eles tem em cada lugar que vamos, não quero perder nenhum, dou-me por satisfeita e retomamos caminho.

Estátua de Pindola ( binzuru no japão)  

Pindola  foi um dos dezasseis arahats, discípulos do Buda. Diz-se que Pindola se destacou no domínio dos poderes ocultos. É comum no Japão acreditar que quando uma pessoa esfrega uma parte da imagem de Binzuru e depois esfrega a parte correspondente de seu próprio corpo, sua doença desaparece.




Estátua de madeira do Guardião  de Komokuten



Vista do interior  para o exterior do Todai-ji Temple






Pintor pintando Todai-ji


Mais uma subida ladeada de lanternas





Sangatsu-do Hall 


Nigatsu-do hall  














O Grande Sino





Origami oferecido pelo sr. 

Todai-ji Temple





Comentários

  1. Espectacular local!!Obrigada! foi tão bom ter viajado contigo a Nara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga, pela visita e pelo comentário. Beijinho

      Eliminar
  2. Como já era habitual saímos cedo... cada qual com o seu ritmo!
    Por isso gosto tanto de fazer viagens ao meu ritmo...

    Normalmente também preparo a merenda no hotel, para comer durante o dia!

    Neste teu post fui recordando momentos da minha viagem à Tailândia, ao ver alguns interiores de Templos com Budas.
    Noutras partes - dos incensos a queimar no exterior - fez-me recordar momentos da minha viagem ao Vietname!
    É o ORIENTE
    que tanto me tem apaixonado desde sempre.

    ...eu desagradada lhe dizia para não irmos...
    Já eu sou mais "afoita" como o teu filho e vou para todo o lado...
    e, meto conversa com quem calha!

    ...tudo mesmo, pois tudo do que vi é lindo no Japão - boa confissão!
    Por isso neste tempo de pandemia estou a organizar a minha viagem ao Oriente, com planos de alojamento, visitas e transportes

    ...confesso que estava totalmente errada - porque a tua mente está feita ao modo ocidental,
    eu que já ando por lá desde 2012 sei bem que aquela gente é de confiança e muito dedicados mesmo a quem não conhecem

    Sabes o que tenho pena?
    é que na minha visita a Nara, não tenha a sorte de encontrar esse senhor no meu caminho!

    ...dois pássaros feitos de origami oferecendo um a cada um de nós - faz uma foto dessa oferenda e manda-me - eu também recebi uma oferenda na Tailândia que me deixou muito emocionada porque calhou ser no dia dos meus anos...

    Muito obrigada pela partilha.
    Fiz também um post novo no meu "Oriente versusOcidente" relatando uma "aventura" que me aconteceu, estando eu mesmo sozinha no meio da selva...é disso que gosto, muita adrenalina!

    Vou continuando a espreitar a ver quando mostras mais momentos desta tua viagem. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga, obrigada pelo teu comentário.
      Eu e o Diogo já somos madrugadores mas no Japão no Outono o sol nos meses de Outubro e Novembro desaparece pelas 17h ou ainda um pouco mais cedo, então havia que aproveitar o tempo, pois também as atracções turísticas fecham mais cedo... mas sim nada como cada um viajar ao seu ritmo.
      Tal como tu acho um desperdício de tempo e até de dinheiro passar horas num restaurante, mas e´como tudo, cada um faz como prefere... eu mesmo que tivesse muito dinheiro continuaria a fazer assim pois já tenho a experiência de quando ia a Alemanha e a minha filha que não perde a oportunidade de almoçar num bom restaurante, lá ficava metade da cidade por visitar, rss , tanto que algumas repeti-as com o Artur sozinhos... ehehe.
      Tb sou faladora mas sou medrosa rsss. Verdade! A mente está formatada para outra realidade, a minha filha até hoje diz que decerto ele esperava dinheiro mas teve vergonha... mas não mesmo!! Agora estou certa!
      Olha que bem observado, de facto nem pensei em adicionar os origami e foi bom teres pedido pois eu até estava confusa... do sr. recebemos dois passarinhos e dois veados, os veados de Nara... e só me apercebi do erro porque fui ao meu diário de viagem para os fotografar... já adicionei a foto no post... mas vou enviar-te por mail.
      Que bom que andas a preparar outra viagem. Eu tenho a minha a Londres em pausa... mas não deixo de sonhar com ela ;) e quiçá com outras...
      Passarei pelo teu blog assim que possivel, gosto de viajar contigo tb.
      Um beijinho e obrigada pela visita.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Natural History Museum

Viagem ao país do sol nascente

Viagem ao País do Sol Nascente _ Japão _ Recantos de Nara