Um Passeio pelas Astúrias

Astúrias, Marina Lucense e Playa de las Catedrales _  Circuito Cultural _
Aviléz

Faz um ano que fiz esta viagem e quase um ano que nada publico neste meu espaço tendo mesmo chegado a ponderar elimina-lo.

Hoje uma amiga e companheira desta viagem, fez-me recordar estes dias passados nas Astúrias e num impulso de desejo de reviver tais dias, resolvi voltar ás postagens. 
Aqui fica mais um pedacinho desta aventura. 


 A nossa primeira paragem, neste dia,  foi no Parque de El Muelle, Sabugo. 
 Construído entre os séc XIX e XX. que conta com 14.000 metros quadrados,  claro que apenas visitamos uma pequena parte do mesmo pois muito havia que visitar neste dia. 


Escultura dedicada ao Almirante e explorador Pedro Menéndez de Avilés

Natural das Astúrias, foi dez vezes Capitão General da Marinha, cruzou diversas vezes o Atlântico, lutou em  Flandres contra os franceses   e participou na Batalha  de San Quentin. Foi chefe da frota das índias, governador da Florida e de Cuba. Durante o seu governo foi desenhado o primeiro mapa das Bahamas, Cuba e Flórida.


Fiquei impressionada diria chocada, pela designação dada a  esta personagem situada no Bairro Marinheiro em Sabugo
D. Eugénia Martinez de Aviléz, aqui representada numa escultura de bronze,  do escultor Amado González foi inspirada num quadro do pintor Juan Carreño Miranda do séc. XVII, que se encontra no  Museu do Prado.
A historia de Eugénia é triste. Aos seis anos seus pais achando-a monstruosa ( ou tentando dar-lhe uma vida melhor.. nunca se saberá ) resolveram apresenta-la ao Rei Carlos II. Este ficou impressionado e a quis na Corte. Muita monstruosidade  se escreveu acerca desta mulher.
O triste mesmo é que  hoje em pleno séc. XXI ainda se olha com desdém para as pessoas que apresentem alguma diferença...

D. Eugénia Martinez de Aviléz _ la Monstrua 


                                                         Calle Bances Candamo


 Igreja Velha de Sabugo séc. XII


Outra perspectiva da Igreja Velha de Sabugo situada na Plaza del Carbayo


Igreja de San Tomás de Cantorbery 


O nosso grupo em frente à Igreja de San Tomás


Praça do Mercado, seu nome oficial é Praça dos Hermanos Orbón a sua planta simétrica rodeada por galerias transformam este espaço  num lugar excepcional





 Palácio de Camposagrado construção de estilo Barroco do séc. VII. actualmente está sediada a Escola Superior de Arte


 Igreja de Sabugo 


Ayuntamiento de Avilés Séc. XII situado na Praça de Espanha 


Igreja de San Nicolás de Bari


Caños de San Francisco


Igreja de San Francisco


Calle Glagliana


Construída no séc. XVII era o principal caminho até Grado,  povoação considerada na altura, " La huerta de Astúrias". Tem 252 metros de comprimento e é a única que conserva o empedrado original. dividido em duas zonas, uma empedrada para o gado e  as pessoas que levavam "madreñas"   (chinelos de madeira, socas)  e outra lisa para os restantes transeuntes.


Igreja de los Padres Franciscanos  do séc. XII é  o monumento mais antigo de Ávilés


Parque Ferrera


Espigueiro Asturiano 


O centro histórico de Aviléz foi declarado " Conjunto Histórico Artístico em 1955.
Caminhar pelo centro histórico permite-nos conhecer o seu legado que permanece vivo até aos dias de hoje. Em Avilés, encontramos diversos, se não todos os estilos arquitectónicos. 
Uma encantadora cidade que tive o privilégio de conhecer.  

Comentários

  1. Um Passeio pelas Astúrias
    Astúrias, Marina Lucense e Playa de las Catedrales - um passeio que não atingiu as minhas expectativas devido ao facto do Guia no principal motivo da minha viagem - a Praia das Catedrais - não nos ter indicado para que lado deviamos seguir para vermos as imponentes Catedrais.

    Imperdoável...
    Uma pessoa vai uma vez na vida a um lugar que tanto ambiciona e vem de lá defraudada! Que tristeza.

    Todos os anos tenho feito uma ou duas destas viagens sempre pela mesma agência e Operador turístico, e devido à minha decepção em 2017, em 2018 já não fiz nenhum passeio com eles...

    Agora posso dizer que estou mesmo, mesmo admirada com a tua descrição, pois Ana conseguiste identificar todos os locais,
    os nomes das Praças, das Igrejas, dos Palácios e até das Calles nas tuas imagens.

    Costumas dizer "Tu lembras-te de tudo"
    mas, cada vez mais a minha memória está uma verdadeira desgraça
    e se olhar para as fotos dessa viagem,
    pouca coisa saberei identificar
    Infelizmente é verdade!

    Quem sabe este ano de 2019 volte a fazer algum destes Circuitos Culturais, pois aprendemos sempre muitas coisas novas.

    Hoje uma amiga e companheira desta viagem, fez-me recordar estes dias passados nas Astúrias, terei sido eu?
    Não me recordo...

    Vejo hoje que estás de "regresso" aos teus habituais momentos de participação e, feliz por ti, espero que também regresses às visitas aos meus blogues.
    Cá estarei à tua espera.

    Caso pretendas uma dica, quem sabe,
    se ainda não viste o novo blogue que criei em Setembro de 2018?
    aqui está o link:
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/

    Mas, há mais...tu sabes quais são os outros

    BOM ANO
    Beijinho da Tulipa

    ResponderEliminar
  2. Olá Tulipa :)
    Primeiro de tudo renovo os votos de um bom 2019 !
    De seguida, digo-te que sim, foste tu, deparei-me com uma foto tua no fB e relembrei e vim fazer este post. Quero ter tempo para postar muito mais e visitar o teu e outros blogs vamos ver... acredito que vou conseguir.
    Mas tu conhecendo-me como me conheces, achas que eu ia me lembrar disto tudo haah não! a minha sorte é que a maquina tem GPS e assim indica-me o local, depois é só fazer uma busca no google para confirmar e retirar alguma informação.
    Adoro fazer os meus blogues e sei que tu me entendes, porque! Revivo o que vivi, relembro o que aprendi e aprendo coisas novas.

    Passarei em breve pelos teus blogues e estou curiosa para conhecer o teu novo :)

    Um beijinho meu e felicidades!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Natural History Museum

Viagem ao País do Sol Nascente _ Japão _ Recantos de Nara

Viagem ao país do sol nascente