Viagem ao País do Sol Nascente – Museu de Historia de Osaka…
Osaka é considerada a segunda cidade mais moderna do Japão, adequada aos tempos actuais onde a contemporaneidade arquitectónica, as tradições e cultura japonesa se fundem, coexistindo harmoniosamente.
Depois da visita ao Castelo de Osaka, onde fiquei a conhecer um pouco melhor a cultura deste povo, tão díspar e simultaneamente tão fascinante, a aventura continuou...
...muito próximo, encontra-se o Museu de História de
Osaka. Percorrer, sentir, pensar e entender a História de Osaka é o convite feito ao visitante no flayer informativo.
Decidimos visitá-lo.
Somos convidados a subir ao 10º andar. Um sr. calçando luvas brancas e vestindo farda azul indica-nos
gentilmente o elevador, à porta uma jovem, também ela vestida de azul, dá-nos
as boas vindas e sempre de sorriso nos lábios carrega no botão para que
possamos entrar no elevador. A visita é feita de forma descendente por escada rolante.
À chegada ao 10º andar encontramo-nos na Sala do Concelho
no Palácio Imperial de Naniwa da era de Nara (Nara foi durante o século VIII a capital do Japão). Neste espaço estão reproduzidas em tamanho real, colunas
vermelhas, com 70 cm de diâmetro, que se erguem do chão em fileira onde se alinham
personagens representativos dessa era.
Vídeos complementam a informação levando-nos para nosso vislumbre, numa viagem a um mundo antigo.
À medida que descemos
avançamos no tempo e somos transportados à época medieval e moderna.
. Figuras ilustrando a vida desta cidade genuinamente comerciante. |
O rebuliço da cidade encontra-se encenado num pequeno espaço onde as figuras de tamanho natural representam Osaka da actualidade.
Este Museu, integrado num edifício de construção contemporânea (em forma de vela) proporciona uma fiel visita à cidade de Osaka através dos tempos.
No 8º piso pode apreciar-se artefactos arqueológicos.
Exposições interactivas estão patentes em todos os pisos.
Maquetas dão-nos a percepção e informação da construção tradicional japonesa.
Figuras "bunraku" (marionetas do Séc. XVI) que surgiram com o intuito de entretenimento para o povo de Osaka estão também presentes neste espaço.
E é claro, não poderia faltar uma sala de souvenirs.
A entrada no museu tem um custo de 600 yens ( 4,99€)
As vistas para a cidade são magnificas.
À saída damos um saltinho ao famoso Umeda Sky, estava exausta e apesar da insistência do meu filho, decidi não o visitar, (ele já o conhecia) hoje estou arrependida mas a verdade é que naquela dia, logo após a longa viagem, já tínhamos palmilhado mais de vinte kms e as pernas começavam a fraquejar...
Dirigimo-nos para a estação de comboio, onde adquirimos um cartão recarregável, " ICOCA" que permitia viajar em todos os transportes por um preço acessível.
Sentada num banco aguardo o autocarro e faço esta fotografia da estação de Osaka.
A viagem é feita em silêncio e apesar de ser conversadora não me incomodo. Incrédula faço uma retrospectiva do meu primeiro dia no Japão. Neste dia, levo para "casa" um galo que nunca cantou mas que me doeu durante a viagem toda. Uma alegria e satisfação sem tamanho. Tanta informação e conhecimento impossíveis de absorver na totalidade. Os bilhetes dos monumentos visitados. Uma "Quiz & Stamp Rally" replecta de carimbos, que ganhei feliz que nem uma criança, após responder ao questionário, (algumas respostas não consegui responder mas a simpática sra colocou todos os carimbos) A admiração por um povo que me fascinou, creio que também eles sentem algum fascínio ou curiosidade pelos ocidentais a avaliar pela quantidade de pessoas, não jovens, que iniciaram conversa connosco. Neste museu aconteceu uma situação engraçada, num dos jogos interactivos que consistia em colocar numa balança a moeda de hoje e a moeda de outrora até encontrar o equilíbrio, mostrando assim a evolução da mesma, a sra perguntou se tínhamos euros e fez questão de os ver com muita atenção e ainda chamou as colegas. tivemos ali mais um momento de diálogo muito interessante, pois apesar de nenhum de nós falar em simultâneo o mesmo idioma a verdade é que nos entendemos e foi um momento muito divertido.
Já no hotel, após um bom banho e barriga cheia, planeamos o dia seguinte... e apesar da excitação do momento dormi maravilhosamente.
Emocionante relato que me fez revisitar este belo museu. Obrigada!!
ResponderEliminarObrigada eu pela tua visita e palavras. Eu estou também a viajar... a reviver tudo como se estivesse agora lá... no Japão. Beijinho grande.
EliminarA viagem continua cheia de interesse e com uma descrição brilhante. Beijinhos
ResponderEliminarMuito obrigada amigo. Isso porque foi de facto uma viagem muito interessante! Beijinhos
Eliminar