Registos da Memória / Verona - 2016

Desde menina sempre gostei de escrever e "colecionar" sebentas transformadas em diários que foram ficando perdidas no caminho da minha existência. Depois, muito mais tarde, quando a vida me permitiu viajar comecei a anotar tudo que acontecia durante a viagem, a guardar bilhetes, folhetos informativos e claro, muitas fotografias. Ainda mais tarde, quando o  tempo começou a ajudar, empenhei-me em criar algo mais completo que me permitisse contar as histórias engraçadas ou bizarras e todas as sensações vividas durante as viagens. Ainda mais tarde, comecei a ver o diário como uma possibilidade de desenvolver a criatividade e criar algo mais "artístico". Foi quando descobri o quão relaxante e terapêutico é para mim.

.


Acordámos bem cedo e à hora do almoço chegámos a Verona.

Após a refeição e o convívio que esse momento proporcionava, "ordem" de passeio livre pela cidade imortalizada por Shakespeare, e o grupo dispersa-se naturalmente.

Encontro-me rodeada de turistas e apercebo-me que não preciso de mapa ou GPS bastava-me seguir a agregação humana que decerto me iria conduzir aos pontos mais interessantes da cidade. Gosto de “remar contra a maré”, mas sozinha não me atrevia. Em breves instantes chego à Piazza Bra. Sinto-me transportada para uma cena de um filme de gladiadores, a única Itália que conhecia, a das telas de cinema e de Tv, estava ali à minha frente. Sempre sonhara visitar este país e estava a acontecer. Parei sem saber o que fazer, apenas a apreciar aquela arena romana. O burburinho da multidão desaparecera, estava só com os meus pensamentos, e quando penso que nada pode melhorar aquele momento eis que surge um “gladiador” que caminhava ligeiro falando ao tlm e nesta vista anacrónica desperto para a realidade pela voz de um companheiro de viagem que me pedia se lhe podia tirar uma foto a ele e à sua esposa, acto que faço de bom grado, mas sem perder a oportunidade de retorno. Agitada para não perder o “cenário” faço pose e mesmo sem o gladiador no enquadramento, a falta que faz um bom fotógrafo às vezes, sinto-me personagem do meu recente imaginário.

 

 A Arena de Verona é um grande anfiteatro do Séc. I que na actualidade  acolhe concertos musicais. 



A visita à cidade continuou na companhia desse casal e bastou-me ver o acúmulo de pessoas para perceber que me encontrava noutro ponto de interesse turístico, a “casa da Julieta”. Se a história de Romeu e Julieta é verdadeira é uma incógnita, mas real é o aglomerado de pessoas que no local da tragédia lírica, rabiscam juras de amor eterno. Entre empurrões e manobras hábeis “lutam" os turistas, sobretudo os homens, para tirar a foto da “praxe”; colocando a mão no seio esquerdo da Julieta, que coitada, de tanto contacto físico já tem o seio brilhante de tão polido estar. No recanto do pátio lá está ela, a varanda onde Julieta surgia na calada da noite para ver o seu amado romeu e eu numa destreza quase impossível registo a Julieta sem nenhum intruso por perto.
















A Piazza del Erbe encontra-se rodeada de monumentos como o Palazzo Maffei de estilo Barroco que chama a atenção pela sua fachada. No topo, seis reis da mitologia estão representados em estátuas. Na frente do Palácio encontra-se a Coluna de São Marcos com o seu emblemático leão alado  "Leon Marciano" símbolo da República de Veneza.
Outro ponto marcante é a casa dei Mazzanti do séc. XII com belíssimas pinturas que decoram o extenso edifício. O monumento mais antigo da praça é uma estátua romana de Madona Verona do séc. IV que se encontra sobre a Fonte datada do ano de 1368. À saída da praça cruzamos o Arco della Costa e entramos na Piazza dei Signori, onde resistentes palácios dos séculos XIV e XV marcam imponente presença. Por último avisto o rio e a sua bonita ponte e o Palazzio Vecchio. 



 O dia estava a terminar e com ele o meu passeio por Verona uma bonita cidade da região de Veneto.


 


Comentários

  1. Gostei imenso de passear de novo por essa bela cidade. graças!

    Bom final de semana

    ResponderEliminar
  2. Que delícia! Espero voltar mais vezes. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Jose Jaime, e eu espero ter tempo para continuar este e outros meus "cantinhos"... Muito bem vindo!!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Natural History Museum

Viagem ao país do sol nascente

Viagem ao País do Sol Nascente _ Japão _ Recantos de Nara