Viagem ao País do Sol Nascente _ Japão _ Recantos de Nara



É difícil  nomear e situar tudo que vi e me encantou em Nara.
O Parque Nara, localizado no sopé do Monte Wakakusa, tem a extensão de 502 hectares, fora o espaço de alguns templos localizados nas imediações.
 Neste,  é possivel visitar  lindos jardins, lagos de água cristalina, casas de chá, museus, Templos e Santuários, muita Natureza e uma colónia de mais de 1000 veados em estado selvagem, porém muito dóceis.


Reza a lenda, que um dia um Deus chegou a Nara montado num veado com o propósito de proteger a, na altura,  capital do Japão. Desde então estes dóceis animais são protegidos e considerados sagrados pelos habitantes de Nara. 







Casa de chá




Diz-se que na mão do Grande Budda  cabem cinco pessoas de pé... Será? 


Um edifício com a Cruz de Cristo. Não consegui saber exactamente do que se trata... mas existe sim cristianismo no Japão


















Uma das entradas do Parque Nara 



Todas as manhãs,  gostávamos de entrar no Parque e passear tranquilamente entre os veados. Depois, enquanto tomávamos o pequeno almoço,  sentados num banco de jardim,  numa parte do Parque menos povoada de turistas,  observávamos  um casal que todas as manhãs dedicava uma boa parte do seu tempo cuidando dos veados. Dando-lhes de comer, cuidando do pêlo, acariciando-os ou simplesmente desfrutando da sua companhia.




Muito próximo deste lugar  encontra-se um lago onde se espelha o lindíssimo Ukimi-do Pavillon de fformato hexagonal  chama a atenção de pintores e fotógrafos,  cada qual registando da sua forma,  aquele magnifico cenário onde se respira paz.





Ukimi-du Pavillon

Pintor retratando Ukimi-du 
Caminhar à noite pelo Parque foi uma experiência sensorial... os sons da fauna nocturna, os veados que se esgueiravam para os seus abrigos nocturnos, as lanternas que iluminavam os templos, voltámos atrás  só para ver um templo iluminado e mereceu a pena, ténues luzes pintavam as ruas e as casas e nós seguíamos em total segurança e muita tranquilidade o caminho até ao hotel.




A nossa estadia em Nara estava a terminar e já sentia saudades...  No dia da nossa viagem  para Quioto decidimos  passar a manhã ainda em Nara.  Andando pelas ruas encontrámos um jardim  com uma caixa de madeira  e um aviso. " Entrada 200 yen"  não tínhamos  dinheiro trocado que chegasse para os dois, abri a porta e espreitei,  nenhum funcionário por perto...  o meu filho deu-me os 200yen e  disse que fosse visitando o jardim enquanto ele ia tentar trocar dinheiro.  Não se via nenhum estabelecimento  por perto, ao fim de algum tempo, lá arranjou troco num hotel.
 Eu passeava tranquilamente neste espaço zen quando ele chegou, ao longe avistava-se  uma casinha tradicional que decidimos visitar. Era um género de museu de caligrafia japonesa.
 Tirámos os sapatos, como em todos os lugares que visitámos,  (aproveito para abrir um parênteses, se um dia visitarem  o Japão vão com calçado pratico pois nunca se entra de sapatos em lugar algum) e fomos recebidos com a elegância e simpatia já habituais. A visita terminou e nunca ninguém nos perguntou se tínhamos colocado a quantia pedida à entrada, na caixa de madeira... fique impressionada com a confiança que este simples acto mostrou.


O Jardim era lindíssimo e como se encontrava vazio de visitantes passava ainda mais a maravilhosa sensação de paz e tranquilidade.




Chegava a hora de deixar Nara. custou-me um pouco, confesso.
Foram dias maravilhosos e, apesar de a minha filha sempre me dizer porquê voltar ao lugares que já conheces? Eu voltava a Nara com muita prazer.


  Termino a minha visita a Nara com um desejo, esperando que um dia se realize.




Comentários

  1. Belissimo texto e fotos!1 Fiquei com uma vontade imensa de ir a Nara...Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada amiga Isabel. Desejo muito que um dia visites Nara, Um beijinho grande.

      Eliminar
  2. Que maravilha, o lugar, as fotos, o texto, eu certamente também (re)visitaria Nara... A paz que trasnsmite é reconfortante....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Noémia, ainda bem que gostaste e viajaste comigo. Um beijinho e até Quioto :)

      Eliminar
  3. Gostei de viajar nestas belíssimas paragens, que desconhecia.
    Excelentes fotos, como sempre.
    Beijo, querida amiga Ana.

    ResponderEliminar
  4. A diversidade cultural é algo extraordinário. E realmente, o viajar, conhecer outros lugares nos alaga o horizonte de conhecimentos a nos deixar, principalmente, mais tolerantes e sábios! Parabéns pela belíssima postagem! Abraço cordial! Laerte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peço desculpa por só agora responder, andei ausente dos meus blogues e passaram-me despercebidos alguns comentário. Muito agradecida pela visita e palavras. Neste momento continuo ausente da blogosfera mas um dia eu regresso e visitarei o seu cantinho. Saúde e felicidades!

      Eliminar
  5. AH como te entendo:
    É difícil  nomear e situar tudo que vi e me encantou em Nara.
    Quando fazemos viagens CULTURAIS trazemos tanta mas tanta informação que eu sinto a explodir de informação e tenho vontade de falar e contar aos outros tudo o que vi...

    Gostei tanto das imagens que me ofereceste sobre o Parque Nara
    com lindos jardins, lagos de água cristalina, casas de chá, museus, Templos e Santuários, muita Natureza e uma colónia de mais de 1000 veados!
    Obrigada pela partilha

    AH...AMEI...esse lago onde se espelha o lindíssimo Ukimi-do Pavillon de formato hexagonal 
    UI...imagino os sons da fauna nocturna pelo parque
    as maravilhosas lanternas que iluminavam os templos

    Eu passeava tranquilamente neste espaço zen....IMAGINO-TE quem me dera!!!
    UAU...um género de museu de caligrafia japonesa.

    Tirámos os sapatos, como em todos os lugares que visitámos
    (sim isso tbm aconteceu à entrada de certos lugares na Tailândia e Vietname)

    ...nunca ninguém nos perguntou se tínhamos colocado a quantia pedida à entrada, na caixa de madeira... AH pois é... não tem nada a ver com o povo do ocidente!
    Muito obrigada pela tua partilha de imagens e experiências nessa viagem.
    Fico a aguardar mais e mais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Kalinka, Nara é linda, diria mágica! Junta a Natureza e a cultura Oriental.. uma maravilha. Gosto de partilhar assim como me inspiro noutros blogues.. como o teu :)
      Ah eheeh eu tive medo dos sons, inicialmente, ouvia-se os veados na brama... e aves nocturnas mas o medo logo passou foi MARAVILHOSO!!!
      Beijinho e obrigada!!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Natural History Museum

Viagem ao país do sol nascente