Viagem ao país do sol nascente


UMA LONGA VIAGEM…
...COMEÇA SEMPRE POR UM PRIMEIRO PASSO!



Não costumo escrever textos muito extensos nos meus blogues, mas esta viagem é/foi tão especial que me irei alongar… além de que, este post é um pouco a introdução da minha viagem ao Japão.

A 26 de Outubro de 2019, embarquei numa viagem de sonho tendo o meu filho como companheiro,  o que só por si tornou este sonho, por mim nunca sonhado, uma experiência mágica e única.
O itinerário programado abrangia as cidades de OSAKA – NARA – KYOTO.

No dia marcado acordámos cedo para apanhar o nosso primeiro voo e depois de longas horas de voos e escalas, até isso eu apreciei, chegámos ao nosso destino.

Esta seria uma viagem desafiante a diversos níveis, tais como a possibilidade de viajar até ao outro lado do planeta e ainda assim não gastar uma pequena fortuna… quando a prioridade é apenas e só conhecer novos lugares e culturas.

OSAKA foi o primeiro local a descobrir.

Chegados ao aeroporto apanhámos uma camioneta que nos levou a um humilde, mas muito acolhedor hotel.  “Hotel Lucky” o nome estava apropriadíssimo pois eu sentia-me uma verdadeira sortuda.  Situado numa recôndita rua de Osaka, contudo rodeado de tudo que precisávamos. 
A minha primeira experiência com este povo foi logo  no dia da chegada. 
Encontravamo-nos numa rua estreita, para mim assustadora…,  ao fundo,  um grupo de homens gargalhava e falavam em alta voz, confesso que me assustei, o meu filho tranquilizou-me e enquanto  olhava o GPS, sem termos solicitado quaisquer informação,  dois homens aproximaram-se de nós e sem entenderem uma única palavra de inglês, observaram o local que buscávamos e logo nos orientaram através de gestos, sendo que um deles nos acompanhou por algum tempo e eu continuava assustada… tendo ficado envergonhada pelos meus pensamentos quando vi  na minha frente o hotel… fez-nos uma vénia sorrindo  e partiu.

À entrada do hotel, uma mulher e um jovem casal recebeu-nos com um simpático sorriso, o rapaz falava um pouco de português (do Brasil) e esforçava-se para comunicar o mais possível connosco no nosso idioma. Indicou-nos, amavelmente, que escolhêssemos um par de chinelos que se encontravam acomodados ordenadamente no hall e apresentou-nos as instalações.  
No final de todas as indicações entrámos no quarto, onde apesar das pequenas dimensões nada faltava, incluindo um frigorífico que nos veio a dar imenso jeito nos dias seguintes.
Senti vontade de me esparramar na cama, mas atirar-me para a mesma seria como me atirar ao chão, sendo que a distância do solo à mesma era mínima, pensei que iria ter umas noites terríveis mas foi com grande pasmo que me apercebi nunca ter dormido tão confortavelmente e não somente pelo cansaço da viagem pois a sensação de repouso absoluto foi sentido nas  noites que se seguiram. 

Após nos acomodarmos fomos dar uma volta pelo bairro para explorar e também comprar algo para o jantar.  Sendo eu vegetariana e tendo como uma das prioridades economizar o máximo possível, dirigi-mo-nos a uma “ Combini”.   Mais do que uma loja de conveniência, as Combinis, são uma atracção do Japão, talvez subvalorizadas…, mas aqui temos logo contacto com a cultura japonesa. São acolhedoras, nunca os funcionários são intrusivos, deixando-nos á vontade, porém sempre dispostos a ajudar, uma toda variedade de alimentos povoam as prateleiras, um WC extremamente limpo está ao dispor do cliente, estão abertas 24h por dia e algumas delas ainda possuem espaço de descanso e consumo onde podemos consumir os alimentos adquiridos na mesma.  
Mas as Combini não só para o turista de menores posses. Todas as manhãs vários japoneses invadem as Combini para comprar “ Onigiri” (bolas ou triângulos de arroz) ou um “ Melon Pan” ( um tipo de pão doce)  estes foram sem dúvida os alimentos que mais consumi… além de deliciosas batatas doces, que fiquei a saber só se vendem no Outono.  No Japão o “sentir as estações” é algo muito importante e como tal, em cada estação do ano se vende um produto da época. 
Existem Combinis em todo o lado a poucos metros de distância umas das outras e foi este o método escolhido para as refeições durante a nossa visita ao Japão. 

Depois de nos aviarmos fomos para o hotel. Pude observar como as ruas estavam limpas, nem uma beata no chão, muito menos um papel. Ninguém fuma na rua, existindo "casas de fumo" para tal. Os semáforos emitem um sinal sonoro semelhante ao cantar de passarinhos e no chão existem irregularidades marcando  a proximidade da passadeira, isto para os invisuais, pude observar também as marcas pintadas no chão indicando qual o lado que devemos seguir, assim, apesar do elevado número populacional, ninguém esbarra em ninguém e estas regras são aplicadas e respeitadas,  nas estações de comboios ou metros, nas filas para os restaurantes, entre outros locais. É impressionante o tamanho das mesmas e a calma com que todos esperam a sua vez.  As crianças  vão sozinhas para a escola, mas todos se sentem responsáveis por elas e estão sempre observando-as e ajudando caso seja necessário. Não  vi mendigos nas cidades que visitei, questionei se não existiam  e soube que o governos os acolhe para não estarem nas ruas. Os taxistas abrem a fecham a porta, carregando num simples botão,   para que o passageiro não tenha contacto com a porta.   O japonês não gosta de ser tocado, toquei numa rapariga, sem querer,  que ia de bicicleta e ela deitou-me um olhar "assustador"... dizem que é por uma questão cultural e de respeito, mas como vi tanto japonês a utilizar máscara, penso que  poderá ser para evitar doenças.  Nos dias que se seguiram, em que andámos sempre de transporte público, foi inevitável não comparar com os transportes que costumo utilizar, lá ninguém fala ao tlm no transporte e se conversam entre  si é em surdina não incomodando ninguém. Todos vão a ler, ou a jogar nos telemóveis, os japoneses de qualquer faixa etária são "viciados" em jogos. rss. Todos os funcionários  são  surpreendentemente  educados, atenciosos e hospitaleiros.
 Neste país senti muita paz ,  tranquilidade e sobretudo senti-me respeitada. Aconteceram algumas situações que contarei noutros posts que me fizeram ficar com o Japão no coração. 
Não será decerto tudo perfeito, mas foi o que vi e senti. 

   ...No caminho de regresso ao hotel,  apercebemo-nos que estávamos a escassos metros do Castelo de Okaka tendo ficado visita marcada na nossa agenda para o dia seguinte. 
 Regressámos ao hotel,  tentei dormir. O jet-lag, mas sobretudo as emoções quase não me deixaram adormecer, por fim o sono venceu.








Comentários

  1. Adorei a tua descrição e vou continuar a seguir a viagem :)

    ResponderEliminar
  2. Linda descrição Ana. Adorei. Espero continuar a seguir esse périplo que deve ter sido espectacular e dá logo vontade de, na sua primeira descrição, ir lá tb eheheh. Bjs Laura Sequeira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Laura, foi de facto espectacular. Espero conseguir relatar a viagem na sua totalidade. Beijinho grande

      Eliminar
  3. Que beleza!!!! as tuas palavras põem-nos lá contigo, ficaria aqui a ler mais e mais como se lesse um livro.... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh amiga que enorme elogio... eu gostava de ter sido escritora.. e também psicóloga e educadora de infância hehehe mas de facto adoro escrever. Um grande beijinho e volta sempre ;) Obrigada!

      Eliminar
  4. Como diz a Noémia, agora apetecia-me continuar a ler e conhecer o Japão pelos teus olhos..adorei. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada minha querida amiga. Eu a pensar que ia enfatizar os visitantes do blog e afinal todos vós me deram força para continuar :) Obrigada! Um beijinho grande amiga.

      Eliminar
  5. Sabes que para mim, o Oriente não é novidade! Tudo que aqui referes já eu te dizia depois de chegar das minhas viagens ao Oriente. Desde a minha visita à Índia (a única em grupo) em 2008, que...sempre que podia ia para a ÁSIA...e, continuava apaixonada mais e mais.
    Em 2012 decidi ir sozinha para a Tailândia e no ano seguinte para o Vietname, e por aí em diante. às vezes, sou mal compreendida pelas pessoas, quando digo que fui sozinha para o outro lado do Mundo...e, por também dizer que é tudo tão melhor e tão diferente da Europa. Agora finalmente consegues "compreender" a minha paixão e a do teu filho também. Fico contente por te ler e ir sabendo de como tudo foi acontecendo, continua a tua história que eu vou acompanhando sempre que puder.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Kalinka, pois eu sei.... e fico muito feliz por ti, por teres oportunidade, ou por tu criares essa oportunidade, pois as oportunidades surgem da perseverança e força que tu tens.
      Eu, como sabes e como aqui digo foi a minha estreia e fiquei rendida... talvez tenha sido uma viagem única em todos os sentidos.. mas dou tanta graça a Deus por ter tido esta oportunidade... -
      Obrigada pela visita, pelas palavras e sim continuarei a escrever.
      Desejo muito que tu continues tuas jornadas, sempre!
      Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Natural History Museum

Viagem ao País do Sol Nascente _ Japão _ Recantos de Nara