Viagem ao País do Sol Nascente _ Kasuga-taisha _ Nara

Enquanto não se apaga a memória...



foram momentos muito intensos, muita emoção, muita informação para assimilar, muita cultura desconhecida,  e se alguns momentos estão bem presentes na minha mente, não por terem sido melhores ou piores, outros começam a dissipar-se. Quero preservar o mais ínfimo momento em mim, então,  escrevo mais um pedacinho da minha viagem ao Japão.


Estamos de visita ao maior Santuário de Nara que abriga quatro divindades e doze deuses da sorte sendo considerado um dos locais mais sagrados do Japão.
Kasuga- taisha.  Fundado em 768 pelo clã feudal Fujiwara é Património Mundial da UNESCO e encanta quem  o visita.


Santuário Kasagu-taisha

Situado no sopé das montanhas sagradas de Kasugayama e Mikasayama,  convida-nos a uma ascendente caminhada.  Mais de 3000 lanternas de pedra que o tempo de musgo vestiu,  ladeiam escadarias e caminhos  que nos levam ao santuário principal.  Algumas lojas de artesanato local, fontes e santuários onde rituais são cumpridos por fieis ou até por turistas que o fazem só porque sim, arquitectura tradicional e muita Natureza são os companheiros da multidão que entusiasmada ascende ao santuário. E nós, vamos nessa multidão sem sentirmos qualquer desconforto.
É impressionante, foram poucos os momentos que estivemos longe da multidão, porém o silêncio é rei e a paz e tranquilidade são rainhas e senti-mo-nos bem.













Um pouco do caminho...

No período Heian, era curtume os fieis rezarem neste santuário pedindo chuva. Com o passar do tempo, uma grande variedade e quantidade de lanternas foram sendo doadas pelos desejos obtidos.  Hoje,  estas centenas de lanternas de bronze são uma das maiores atracções deste Santuário.
Outrora as lanternas eram acesas todos as noites. Na actualidade são acesas duas vezes por ano, aquando o Festival das Lanternas no início de Fevereiro e a meados de Agosto.






Lanternas  no interior Santuário Kasuga-taisha 

Ainda assim em qualquer altura do ano é possivel ter um pequeno vislumbre da  espectacularidade que deve ser esse evento, visitando a sala escura do Santuário.



Lanternas na Sala Escura 

São muitos os jovens e crianças que vestidos a rigor vão até ao Santuário com fotografo contratado e até posam para os turistas... desconheço se vão proceder a alguma cerimónia religiosa.

Traje tradicional do Santuário Kasuga-taishi



Traje tradicional japonês


As Emas amontoam-se, há-as de diversas formas mas todas têm o mesmo propósito. Pedir um desejo na esperança que se realize. Ema é uma placa de madeira com imagem na superfície, onde os crentes escrevem os seus desejos, pendurando-as num local específico do santuário.  Esta pode ser encontrada na maioria dos santuários do Japão pois é um costume xintoísta. Cada santuário tem o seu próprio design que oferece aos visitantes.





Ema

 Terminámos o dia a caminho do habitual Parque onde assistíamos ao pôr do sol. muitas léguas nas nossas botas  e  um dia inesquecível para recordar.


O santuário abre às 6:00h  e encerra às 18:00h , entre Abril e Setembro, de Outubro a Março 6:30h às 17:00h. A entrada é gratuita expecto a entrada no edifício principal que tem um preço de 500 yens (€4,15).  É neste edifício que se encontra a sala escura, além da visita ao interior do templo, apesar de quase todo ele e suas lanternas de bronze  douradas e verdes serem visíveis do exterior. 







Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Natural History Museum

Viagem ao País do Sol Nascente _ Japão _ Recantos de Nara

Viagem ao país do sol nascente