Richmond Park

Mesmo numa viagem a uma grande cidade procuro sempre o encontro com a Natureza. Em Londres não é difícil devido aos seus verdejantes parques, mas o que jamais pensei foi que conseguisse observar cervídeos a viverem em plena liberdade tão próximo do centro de Londres. Levantamo-nos de madrugada e lá vamos nós para mais um dia. A ideia era fazer o amanhecer no Richmond Park e foi o que aconteceu. Chegamos ao Parque, após uma curta viagem de comboio seguida de outra de autocarro, caminhamos um pouco e ali estamos nós, no Richmond Park, aos primeiros raios de luz da manhã, a orvalhada ainda era visível e fazia-se sentir um friozinho que entranhava os ossos, mas nada que me tirasse a alegria do momento.
Não tardou muito a avistarmo-los na sua rotina matinal, os animais estão sempre mais activos de manhã ou ao final do dia... estão habituados a pessoas, olham-nos, nós mantemos a distância suficiente para não os perturbar e ficamos, ambas, deliciadas a apreciar.
Caminhando ao longo do parque, avistamos outros grupos, e vamos percorrendo-o de olhar atento. O trânsito começa a surgir com mais intesidade, a estrada passa ali mesmo ao lado mas parece não os perturbar, algumas pessoas começam a chegar para os seu exercício matinal ou simplesmente ,como nós, para passear nesta extensa área plena de Natureza e tão bela.
Mas o Richmond Park não serve somente de habitat para uma grande colónia de cervos. O Richmond Park abriga várias espécies de fauna e flora, existem mais de trinta lagos e lagoas por toda a sua extensão, árvores centenárias imponentes, outras mortas que continuam sendo vitais para outras espécies e equilíbrio da Natureza. É um lugar lindíssimo impossível de se ver na sua total extensão num dia, mas o que vi deixou-me deliciada.
No final do passeio ainda continuava a ver veados por todo o lado. Foi uma manhã magnifica!
A história do Richmond Park começa no século XV, quando o rei Henry Vll decide construir um palácio na área de Manor of Sheen – como era chamada na época. Em 1625, Charles I trouxe sua corte para a área para fugir da peste e imediatamente transformou o lugar em uma área de caça de cervos e criação de gado. Isolar a região e usá-la para a caça não foi uma decisão popular na época e para “acalmar a população” Charles I permitiu a passagem de pedestres pelo lugar e a retirada de madeira do parque. A área de Isabella Plantation foi construída depois da 2ª Guerra Mundial a partir de uma floresta existente e teve um crescimento orgânico, rico em fauna e flora. Hoje, o parque abriga um número considerável de cervos e veados. Por todo o parque encontram-se lagos e lagoas, edifícios históricos e jardins. Do parque avista-se a Catedral de St. Paul's no centro de Londres.

Comentários

  1. Extraordinário report e fotos ...parabéns Ana ...tudo nos faz transportar para o parque e nos faz sentir toda essa beleza tanto da paisagem como a beleza animal ...beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Natural History Museum

Viagem ao país do sol nascente

Viagem ao País do Sol Nascente _ Japão _ Recantos de Nara